Belém, PA - De 7 a 11 de outubro, a ONG Zoé realiza sua 29ª expedição de saúde no Pará. Essa expedição em alusão ao Outubro Rosa, é dedicada à saúde da mulher e acontece no Hospital Municipal de Belterra, em parceria com a Prefeitura local.
No período, os médicos e profissionais de saúde voluntários oferecerão à população da região: consultas ginecológicas, ultrassons para avaliação de posição de DIU, colocação de DIU, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), coletas para exames de Papanicolau (câncer de colo de útero).
Para ter acesso a esses atendimentos, basta comparecer no Hospital Municipal de Belterra durante o período da ação. Não precisa realizar qualquer cadastramento prévio.
Além disso, em 10 de outubro, será realizada uma ação específica para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com palestras abordando os temas: Infecções sexualmente transmissíveis; Anticoncepcionais de longa duração: DIU + Laqueadura; Anticoncepcionais de curta duração
Sobre a Zoé
A Zoé foi fundada em São Paulo (SP), no final de 2019 com o propósito de levar assistência médica especializada às comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Baixo Amazonas e ao povo indígena Zoé. O grupo de fundadores é formado predominantemente por médicos com histórico pessoal de atendimento a populações da Amazônia.
Desde sua criação até maio de 2024 foram 28 expedições no Pará para atendimento a populações ribeirinhas dos rios Tapajós e seus afluentes e do Baixo Amazonas, nas regiões de Belterra, Aveiro, Santarém e Óbidos. Nesse período, foram 8.546 atendimentos.
Doações
Qualquer pessoa pode contribuir com o trabalho realizado pela ONG Zoé em prol das populações ribeirinhas do Pará. Para fazer sua doação, acesse: https://ongzoe.org/?form=doe
Foto: Divulgação